04 abril 2007

A Sombra do Templário


Em 1265, os cavaleiros do Templo, o Papa e um impiedoso espião 8ao serviço de Carlos D'Anjou) perseguem um pergaminho que esconde um segredo. Um segredo que poderia mudar a História. Bernard Guils um templário que viaja num barco com destino a Barcelona, é envenenado no final do trajecto. Antes de morrer, Bernard Guils, dissera a um judeu que procurasse outro templário, Guillem - um discípulo de Bernard - para lhe entregar uns documentos muito importantes. Os pergaminhos de que Bernard falara antes de morrer desaparecem misteriosamente, dando lugar a uma trama inteligentemente entretecida com traições, esconderijos espiões que pretendem tomar posse dos valiosos documentos.
Desde a publicação do Código Da Vinci de Dan Brown que qualquer romance histórico com temas medievais, em torno dos Templários e sociedades secretas, assim como do Graal e da tradição celta, são apresentados como 'wannabies', isto é, como querendo ser um sucesso de prateleira. É certo que as publicações em torno destes temas aumentaram substancialmente tornando-se modas, no entanto, o epíteto 'wannabe' e o efeito de saturação provocado pelas editoras leva a que autênticas 'pérolas do entretém' sejam esquecidas nas prateleiras.
A Sombra do Templário joga com a aventura e o mistério, chegando o leitor ao fim percebendo que, se calhar, o tesouro não era tesouro nenhum e que - sabe-se lá - os Templários afinal andaram a brincar aos espiões criando teias comunicativas por todo o mundo para esconderem pedaços de papel nos locais mais inóspitos. E o que tinham esses manuscritos? Conhecimento: histórico, arqueológico, hermético, simbólico... seria afinal o Tesouro Templário o conhecimento que deles herdámos? Será que não existe nenhum ouro, nem pedras preciosas... pois é, a Sombra do Templário faz pensar e muito transmitindo numa escrita fluída e empolgante a mensagem da tolerância, da amizade e do agradecimento, que se opõem ao ódio, à loucura e à crueldade... as usual... tão usual que até já sabemos tudo de cor!

Sem comentários: