27 março 2007

A Comenda Secreta


D. Afonso Henriques e Gualdim Pais pertencem a um grupo secreto onde as tradições judaica, muçulmana e cristã estão representadas através dos seus membros. Mas os conhecimentos sigilosos desta «comenda secreta» estão em perigo devido à espionagem levada a cabo pelo rei de Leão e Castela e seus conselheiros. Os documentos secretos têm se ser preservados a todo o custo, para que o projecto do reino de Portugal possa vir a ser a realidade ímpar sonhada para os séculos futuros. A fundação da cidade templária de Tomar é o palco principal onde se desenvolve a trama em que a iniciação dos membros mais jovens da «comenda» e uma história de amor marcam o ritmo deste romance que evoca um grande mistério da nossa história.
A tolerância religiosa, a grandiosidade da actuação dos monges-guerreiros, por um lado fiéis aos seus princípios, por outro deslumbrados pela riqueza. Maria João Pardal e Ezequiel Marinho não pretenderam retratar a Ordem do Templo como uma ordem supra-humana mas antes humana e com as falhas e crueldade que isso acarreta.
Um romance simples e pouco ambicioso, que entretém usando como pano de fundo a minha magnífica cidade natal: Tomar. E sim, é uma cidade cheia de energias, cheia de mistérios sem fim e de túneis misteriosos entre a excepcional Igreja de Santa Maria dos Olivais (de heranças pagãs) e o Castelo que encerra o Convento de Cristo (sede da Ordem de Cristo, herdeira templária).
Um ponto de partida para se compreender a têmpera de quem faz Portugal, para nos apaixonarmos pela iniciação no caminho do «ser português», mas atenção... nada mais do que isso!

Sem comentários: