30 setembro 2010

If you go away (ne me quitte pas)

Original de 1959, do cantautor belga Jacques Brel, em língua francesa, foi adaptada para inglês por Rod McKuen. As versões são diferentes não apenas em termos de língua, mas também de mensagem. Enquanto Brel implora à amada que não o deixe, McKuen apresenta cenários alternativos do que acontecerá se a amada partir ou se ficar.

Celebrizaram a versão francesa (para além de Brel):
1965 - Nina Simone (álbum I put a spell on you)
1987 - Sting

Ne me quitte pas
Il faut oublier
Tout peut s'oublier
Qui s'enfuit déjà
Oublier le temps
Des malentendus
Et le temps perdu
À savoir comment
Oublier ces heures
Qui tuaient parfois
À coups de pourquoi
Le coeur du bonheure
Ne me quitte pas (x4)

Moi je t'offrirai
Des perles de pluie
Venues de pays
Où il ne pleut pas
Je creuserai la terre
Jusqu'après ma mort
Pour couvrir ton corps
D'or et de lumière
Je ferai un domaine
Où l'amour sera roi
Où l'amour sera loi
Où tu seras reine
Ne me quitte pas (x4)

Ne me quitte pas
Je t'inventerai
Des mots insensés
Que tu comprendras
Je te parlerai
De ces amants là
Qui ont vu deux fois
Leurs coeurs s'embrasser
Je te raconterai
L'histoire de ce roi
Mort de n'avoir pas
Pu te rencontrer
Ne me quitte pas (x4)

On a vu souvent
Rejaillir le feu
De l'ancien volcan
Qu'on croyait trop vieux
Il est paraît-il
Des terres brûlées
Donnant plus de blé
Qu'un meilleur avril
Et quand vient le soir
Pour qu'un ciel flamboie
Le rouge et le noir
Ne s'épousent-ils pas
Ne me quite pas (x4)



A versão inglesa é de longe a mais conhecida, especialmente graças às interpretações de:
1967 - Shirley Bassey
1969 - Frank Sinatra
1971 - Neil Diamond
1990 - Julio Iglesias
2003 - Cindy Lauper
2004 - Madonna
2009 - Barbra Streisand



(talvez a versão de Kaas de 2002 não seja a melhor, contudo foi graças a ela que este post surgiu)



If you go away on this summer day

Then you might as well take the sun away
All the birds that flew in the summer sky
When our love was new and our hearts were high
When the days were young and the night was long
And the moon stood still for the night birds' song

If you go away
If you go away
If you go away

But if you stay I'll make you a day
Like no day has been or will be again
We'll sail the sun, we'll ride on the rain
And talk to the trees and worship the wind
But if you go I'll understand
Leave me just enough love to fill up my hand

If you go away
If you go away
If you go away

If you go away as I know you will
You must tell the world to stop turning
Till you return again, if you ever do
For good is love without loving you?
Can I tell you now as you turn togo
I'll be dying slowly till the next hello

If you go away
If you go away
If you go away

But if you stay I'll make you a night
Like no night has been or will be again
I'll sail on your smile, I'll ride on your touch
I'll talk your eyes that I love so much
But if you go I won't cry
For the good is gone from the world, goodbye

If you go away
If you go away
If you go away

If you away as I know you must
There'll be nothing left in this world to trust
Just an empty room full of empty space
Like the empty space I see on your face
And I'd have been a shadow of your shadow
If you might have kept me by your side



Em 1974, Simone de Oliveira cantou Não me vás deixar, com adaptação de David-Mourão Ferreira. Canção incluída no álbum Nunca mais a Solidão.





Para mais versões.

21 setembro 2010

Letters to Juliet



Um filme simples que proporcionasse a necessária evasão dos dias de trabalho absorventes. Foi o que pedi e surgiu Letters to Juliet, realizado por Gary Winick, protagonizado por Amanda Seyfried (do mamma mia), Vanessa Redgrave (que grande senhora e que linda que ela está aos 73 anos), secundadas por um embirrante Gael Garcia Bernal e por um "totó" Christopher Egan.

A tagline é simples: e se tivesse uma segunda oportunidade com um grande amor?

O pretexto é o Clube da Julieta, existente em Verona e que é constituído por um grupo de mulheres que voluntariamente recolhe e responde às cartas deixadas no muro junto à varanda de Julieta (do Romeu e Julieta) por mulheres com problemas de amor (más relações, amores perdidos, não concretizados, ciúmes, etc).
Sophie é uma jovem aspirante a escritora de Nova Iorque que vai até Verona com o noivo (Bernal) para uma pré-lua de mel. Contudo, o noivo está mais preocupado com os fornecedores de comida (é um chefe prestes a abrir o seu restaurante) e deixa Sophie entregue a si mesma. A jovem encontra o clube de Julieta e junta-se ao mesmo realizando o seu sonho de escrever. É neste contexto que encontra a carta de Claire escrita há 50 anos e resolve responder-lhe.
O efeito: Claire (Redgrave) recebe a carta e faz-se acompanhar até Siena pelo neto (Egan) na busca pelo grande amor da sua adolescência: Lorenzo.
Claire e Sophie conhecem-se e esta resolve acompanhar avó e neto na demanda pelo Lorenzo.
Está-se mesmo a ver: Claire e Lorenzo encontram-se; Charlie e Sophie apaixonam-se, o chefe passa a ex-noivo e todos vivem felizes para sempre.

O filme vale pelo romantismo, pelo sonho, pelo tornar possível, pela cumplicidade existente entre Redgrave e Seyfried. E torna-se hilariante no retrato feito aos homens italianos (sedutores, afáveis com as mulheres, generosos, mas ao mesmo tempo teatrais e ridículos).

Vale ainda pela poesia, pela troca de alento entre quem conheceu o amor e o quer recuperar e quem ainda não o encontrou e se encontra presa a uma situação que simplesmente não funciona.

Dear Claire,
What and If are two words as non-threatening as words can be. But put them together side-by-side and they have the power to haunt you for the rest of your life: What if? What if? What if? I don't know how your story ended but if what you felt then was true love, then it's never too late. If it was true then, why wouldn't it be true now? You need only the courage to follow your heart. I don't know what a love like Juliet's feels like - love to leave loved ones for, love to cross oceans for but I'd like to believe if I ever were to feel it, that I will have the courage to seize it. And, Claire, if you didn't, I hope one day that you will. All my love, Juliet


Querida Claire,
"E" e "se" são duas palavras tão inofensivas como qualquer palavra pode ser. Mas coloca-as juntas e elas ganham o poder de te atormentarem para sempre: e se? e se? e se?
Eu não sei como acabou a tua história mas se o que sentias então era amor verdadeiro, então nunca é tarde. Se era verdadeiro então, porque é que não pode ser verdadeiro agora? Apenas precisas de ter a coragem de seguir o teu coração. Eu não sei como é um amor como o da Julieta - o amor que nos permite deixar aqueles que amamos, cruzar oceanos, mas quero acreditar que se alguma vez o vier a sentir terei coragem de o perseguir. E Claire se não o fizeste, espero que um dia o venhas a fazer.
Com todo o meu amor, Julieta



[ora aqui está ela: coragem para seguir o coração! e há tanta coisa para encontrar quando ouvimos o nosso coração! tanta, tanta... uma imensidão universal...]

18 setembro 2010

A Fine Frenzy

Uma banda que descobri recentemente graças a uma aluna e em pleno Facebook. Devo dizer que foi imediata a empatia. O álbum favorito é, de longe, One Cell in the Sea, de 2007, de onde sobressaiem as favoritas: Almost Lover, Near to You, Ashes and Wine.





Your fingertips across my skin

The palm trees swaying in the wind
Images

You sang me Spanish lullabies
The sweetest sadness in your eyes
Clever trick

I never want to see you unhappy
I thought you'd want the same for me

Goodbye, my almost lover
Goodbye, my hopeless dream
I'm trying not to think about you
Can't you just let me be?
So long, my luckless romance
My back is turned on you
I should've known you'd bring me heartache
Almost lovers always do

We walked along a crowded street
You took my hand and danced with me
Images

And when you left you kissed my lips
You told me you'd never ever forget these images, no

I never want to see you unhappy
I thought you'd want the same for me

Goodbye, my almost lover
Goodbye, my hopeless dream
I'm trying not to think about you
Can't you just let me be?
So long, my luckless romance
My back is turned on you
I should've known you'd bring me heartache
Almost lovers always do

I cannot go to the ocean
I cannot drive the streets at night
I cannot wake up in the morning
Without you on my mind
So you're gone and I'm haunted
And I bet you are just fine
Did I make it that easy
To walk right in and out of my life?

Goodbye, my almost lover
Goodbye, my hopeless dream
I'm trying not to think about you
Can't you just let me be?
So long, my luckless romance
My back is turned on you
I should've known you'd bring me heartache
Almost lovers always do






Ashes and Wine

Don't know what to do anymore
I've lost the only love worth fighting for
I'll drown in my tear storming sea,
That would show you, that would make you hurt like me

All the same
I don't want mudslinging games
It's such a shame
To let you walk away

Is there a chance?
A fragment of light at the end of the tunnel?
A reason to fight?
Is there a chance you may change your mind?
Or are we ashes and wine?

Don't know if our fate's already sealed
This day's spinning circus on a wheel
I'm ill with the thought of your kiss
Coffee laced intoxicating on her lips

Shut it out
I've got no claim on you now
Not allowed to wear your freedom down

Is there a chance?
A fragment of light at the end of the tunnel?
A reason to fight?
Is there a chance you may change your mind?
Or are we ashes and wine?

I'll tear myself away
That is what you need
There is nothing left to say
But

Is there a chance?
A fragment of light at the end of the tunnel?
A reason to fight?
Is there a chance you may change your mind?
Or are we ashes and wine?
The day's still ashes and wine
Or are we ashes?



De 2009, Bomb in a Birdcage, destaque para What I wouldn't do.



[apesar da melancolia não estar de forma alguma em consonância com o estado de espírito actual, faz parte banda sonora "para trabalho". Calmo, melodioso, significativo... e vivam as autoras/cantoras!]

08 setembro 2010

The Millenium Triology



Realizados pelo sueco Niels Arden Oplev e composta pelos filmes The Girl with the Dragon Tattoo, The Girl who played with fire e The Girl who kicked the hornets' nest, The Millenium Triology conta a história de Lisbeth Salander (Noomi Rapace) uma jovem institucionalizada por deitar fogo ao pai abusador. Lisbeth é uma hacker com memória visual que regularmente tem de se apresentar a um oficial de liberdade condicional. A sua vida, relativamente pacata e anónima, e sobejamente solitária é abalada por um AVC e subsequente substituição do seu oficial. O novo encarregado do processo de Lisbeth revela-se um homem abusador que chantageia e viola Lisbeth. Tentanto recuperar a sua liberdade, a jovem grava em vídeo uma das violações a que é sujeita e vira o jogo a seu favor.

Reconquistada a sua liberdade procura ajudar Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist), um jornalista acusado de difamação num processo que envolvia um multimilionário, a encontrar Harriet Vanger, uma jovem desaparecida misteriosamente há mais de 40 anos. O desenvolvimento da história mostra intriga, inveja e conflitos familiares. Depois de salvar Mikael de morta certa, Lisbeth emigra.

A saga continua em The Girl who played with fire desta vez a história é centrada na investigação de Mikael sobre tráfico sexual na Europa de Leste e Central. A trama complexifica-se quando os jornalistas principais da história são assassinados e é identificada a impressão digital de Lisbeth na arma do crime. Crente na inocência de Lisbeth, Mikael empreende uma cruzada para provar a sua inocência descobrindo a implicação de homens influentes da sociedade sueca quer no tráfico sexual quer na tentativa de incriminação de Lisbeth. É então que ficamos a conhecer a história do pai de Lisbeth e o porquê dela lhe ter pegado fogo, a sua vida no manicómio e a morte da mãe. Desta feita, é Mikael que salva a vida de Lisbeth, depois de baleada e enterrada viva pelo pai e pelo meio-irmão.

O último filme da triologia, The Girl who kicked the hornets' nest retrata a recuperação de Lisbeth e o seu julgamento. Depois de recuperar a sua saúde, Lisbeth conta com a ajuda de Mikael para provar a sua inocência nas mortes dos jornalistas e do seu oficial (2º filme), assim como, para denunciar a corrupção do governo que a encerrou numa instituição psiquiátrica de forma abusiva quando era criança.


Baseados nos livros de Stieg Larsson, os filmes de The Millenium Triology são agradáveis surpresas. De produção europeia, brilhantemente protagonizados por Noomi Rapace, uma mulher revoltada, corajosa e chocante, em retratos crus e realistas de uma sociedade machista (o título original do 1º filme é: Homens que odeiam as mulheres), uma lição de coragem e justiça.



06 setembro 2010

Medjugorje



Quis a vida que este ano os meus passos me levassem à Bósnia-Herzegovina. Inculta em relação aos Balcãs, com esparsos saberes sobre a sua história recente, as palavras que me deslumbravam falavam-me da Croácia e do Adriático. Quis contudo uma voz mais forte e de reconhecida importância na minha vida, insistir em falar-me de uma pequena terra com pouco mais de 2 mil habitantes, situada entre montes, na Herzegovina (comunidade cristã).

Quis o chamamento ser forte, quis a vida que fosse atendido, quis eu reunir-me ao divino...
A experiência espiritual vivida, está para além da beleza natural da costa croata, das montanhas e dos vales, dos rios cor de esmeralda e dos monumentos cristãos, muçulmanos e judeus.

A dádiva recebida, os novos amigos, a paz e a calma foram o que tornaram esta viagem simplesmente maravilhosa.

Possam o sorriso e a felicidade durar.


A música inesquecível de Kraljice Mira.