08 setembro 2010

The Millenium Triology



Realizados pelo sueco Niels Arden Oplev e composta pelos filmes The Girl with the Dragon Tattoo, The Girl who played with fire e The Girl who kicked the hornets' nest, The Millenium Triology conta a história de Lisbeth Salander (Noomi Rapace) uma jovem institucionalizada por deitar fogo ao pai abusador. Lisbeth é uma hacker com memória visual que regularmente tem de se apresentar a um oficial de liberdade condicional. A sua vida, relativamente pacata e anónima, e sobejamente solitária é abalada por um AVC e subsequente substituição do seu oficial. O novo encarregado do processo de Lisbeth revela-se um homem abusador que chantageia e viola Lisbeth. Tentanto recuperar a sua liberdade, a jovem grava em vídeo uma das violações a que é sujeita e vira o jogo a seu favor.

Reconquistada a sua liberdade procura ajudar Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist), um jornalista acusado de difamação num processo que envolvia um multimilionário, a encontrar Harriet Vanger, uma jovem desaparecida misteriosamente há mais de 40 anos. O desenvolvimento da história mostra intriga, inveja e conflitos familiares. Depois de salvar Mikael de morta certa, Lisbeth emigra.

A saga continua em The Girl who played with fire desta vez a história é centrada na investigação de Mikael sobre tráfico sexual na Europa de Leste e Central. A trama complexifica-se quando os jornalistas principais da história são assassinados e é identificada a impressão digital de Lisbeth na arma do crime. Crente na inocência de Lisbeth, Mikael empreende uma cruzada para provar a sua inocência descobrindo a implicação de homens influentes da sociedade sueca quer no tráfico sexual quer na tentativa de incriminação de Lisbeth. É então que ficamos a conhecer a história do pai de Lisbeth e o porquê dela lhe ter pegado fogo, a sua vida no manicómio e a morte da mãe. Desta feita, é Mikael que salva a vida de Lisbeth, depois de baleada e enterrada viva pelo pai e pelo meio-irmão.

O último filme da triologia, The Girl who kicked the hornets' nest retrata a recuperação de Lisbeth e o seu julgamento. Depois de recuperar a sua saúde, Lisbeth conta com a ajuda de Mikael para provar a sua inocência nas mortes dos jornalistas e do seu oficial (2º filme), assim como, para denunciar a corrupção do governo que a encerrou numa instituição psiquiátrica de forma abusiva quando era criança.


Baseados nos livros de Stieg Larsson, os filmes de The Millenium Triology são agradáveis surpresas. De produção europeia, brilhantemente protagonizados por Noomi Rapace, uma mulher revoltada, corajosa e chocante, em retratos crus e realistas de uma sociedade machista (o título original do 1º filme é: Homens que odeiam as mulheres), uma lição de coragem e justiça.



Sem comentários: