24 maio 2009

Um beijo e um queijo



De volta dos meus roteiros, recordando receitas e refeições descobri que posso traçar um linha identificadora dos meus destinos de eleição pelo queijo que aí consumi desenfreadamente... sim, porque isto de queijo é como os beijos: a variedade é muita mas o efeito é sempre o mesmo - prazer...

Em França existem os deliciosos:
Roquefort - do sul da França, tem veios azulados característicos. Feito de leite de ovelha tem um sabor forte, assim como, um odor ímpar. Não tem casca... é enjoativo.
Camembert - branquinho, macio, aveludado, cremoso... uma delícia com mel, mas ainda melhor com doce de abóbora. Da Vila de Camembert, pois então.
Brie - da região de Brie, de cor pálida e sabor forte... delicioso para barrar tostas.
Chèvre - de leite de cabra, parece sempre fresco. Come-se sem pão... ou barra-se como manteiga.

Da Suíça:
Gruyère - uma delícia. Com sabor suave pode comer-se sem pão, mas uma generosa fatia enfiada numa baguete come-se sem parar.
Emental ou o típico queijo suíço... sim, aquele amarelo cheio de buracos... esse mesmo.
Raclette - Para derreter em máquina eléctrica própria em comer com pickles e batata cozida, temperado com sal e pimenta.
Fondue - outro prato de origem Suíça feito à base de queijos (normalmente, Gruyère e Emental) fundidos em vinho branco servido acompanhado por pão, batata e cenouras (confesso que não morro de amores pela fondue de queijo... já a de chocolate com fruta...)

Em Itália:
Mascarpone - aquele creme delicioso usado na confecção de um bom Tiramisú
Mozarella - o típico italiano. O melhor é feito com leite de búfala. Comido fresco, delicioso em saladas, em pizzas e em massas. Portanto, bom de qualquer forma.
Parmesão - só o conheço ralado. Sabor forte que combina com massas, mas confesso que o cheiro me enjoa.

Já em Portugal são famosos: Flamengo; Queijo da Serra; Queijo de Avintes; Azeitão e por aí fora. Para mim sai o caseiro de cabra e ovelha lá da vizinha, fresco ou seco, com ou sem pão...


Ainda:
Ingleses: Cheddar e Cottage
Holandeses: Edam e Gouda
Grécia: Feta

Sem comentários: