26 fevereiro 2012

The Descendants (2011)

Uma história de família contada por Kaui Hart Hemmings e recontada por Alexander Payne.

A crítica apontou a "castração" de George Clooney que surge como pai de família com a tarefa de se reconciliar com as filhas depois de um acidente fatal da mulher. Mulher que descobre ter sido adúltera ao mesmo tempo que descobre que devido ao trabalho se afastou da família que mal reconhece. Nada e novo nos tempos modernos, Matt é um advogado bem sucedido, administrador de uma ilha do Hawai que os primos e a família querem vender, mas que os nativos querem manter prestina. Com o acidente de Elizabeth, Matt reaprende a viver, vê-se a braços com a necessidade de tomar grandes decisões: venda do terreno, desligar as máquina de suporte de vida, confrontar o amante da mulher... educar as filhas. Neste contexto, Clooney não tem tempo de ser homem nem sedutor, isso apenas acontece na vida fútil e rotineira, não quando a vida nos exige grandes esforços: tomar decisões, fazer escolhas.

Um dos filmes que hoje poderá ganha Óscares em Hollywood. Provavelmente o de argumento adaptado. Se eu decidisse também estaria nomeado para banda sonora, mas não está! Fica no entanto a chamada de atenção para: música havaiana fabulosa, pungente, a acompanhar paisagens maravilhosas e silenciosas.


Uma família parece-se muito com um arquipélago, todos fazem parte de um todo, mas ainda assim separados e sós, sempre cada vez mais longe.

Sem comentários: