07 janeiro 2011

Copie Conforme


Realizado pelo realizador iraniano Abbas Kiarostami
Com Juliette Binoche, William Shimell
Prémio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes 2010
Proibida a exibição no Irão devido ao guarda-roupa da protagonista (!?)








História gravada na província italiana da Toscana e centrado na pequena vila de Lucignano, "Copie Conforme" é o título do último livro do escritor James Miller que se desloca a Florença para a sua promoção. Inglês, filósofo e amante de arte apresenta uma obra onde discute o valor do original e da cópia da obra de arte.

A história é confusa e ainda hoje a crítica apresenta o filme como a história de um escritor que conhece em Florença uma francesa que o leva a conhecer Lucignano. Contudo, uma vez nesta vila são confundidos com um casal e embarcam na encenação de uma relação marital de 15 anos, em que James vive para o trabalho e raramente está com a família. Por isso, é repreendido pelo rancor de Ella que tem de lidar sozinha com um filho pré-adolescente, com as recordações de um amor ausente e com as suas carências afectivas.

Um trabalho "filosófico" com diálogos em inglês, italiano e francês, difícil de digerir; onde cópias e originais se confundem e onde percebemos que andamos a imitar sonhos de ser feliz e a "descarregar" as nossas expectativas e frustrações em cima de quem "está mais à mão".



A minha lição: As mulheres vivem da recordação da ilusão passada: cópia de felicidade; os homens vivem do esquecimento da ilusão: original inexistência.

Sem comentários: