Michael é um jovem estudante na Alemanha pós-nazi, que aos 15 anos é acometido por escarlatina. Enquanto tenta recuperar de um ataque de vómitos, é auxiliado por uma mulher solitária, desconhecida e com o dobro da sua idade, porém extremamente atraente. Quando recupera, Michael procura a desconhecida a pretexto de lhe agradecer. Contudo, os dois iniciam um tórrido romance acompanhado pela leitura de clássicos (Odisseia, The woman with the little dog, Guerra e Paz) feita por Michael a Hanna que se delicia com a performance do jovem amante.
Até que um dia, a diferença de idades e a vida se intrometem entre os 2 e Hanna desaparece. Passados 8 anos, Michael é um jovem estudante de direito, de coração partido e cobiçado pelas colegas. Porém a recordação do passado não lhe permite confiar. É então que reencontra Hanna sentada no banco de réus de crimes militares. Conhecendo o seu segredo, Michael assiste entre a raiva e a dúvida à condenação injusta de Hanna, que apesar de guarda das SS suporta a pena mais pesada acusada pelas companheiras de redigir um relatório incriminador. Ora Hanna era analfabeta.
Passados 20 anos de cativeiro, durante os quais Michael envia cassetes com a leitura de obras, Hanna aprende a ler e recebe a visita de Michael que lhe anuncia a liberdade e nova vida. É então que Hanna decide remediar o seu crime, as suas mentira e o abandono, suicidando-se.
De: Stephen Daldry Com: Ralph Fiennes, Kate Winslet, David Kross, Jeanette Hain
Adaptação da obra de Bernhard Schlink
Os novelos que a mentira tece são por vezes imprevisíveis e de consequências trágicas. Até onde devemos manter a mentira? Até onde nos levam o orgulho e a culpa? Haverá linhas tortas que nos façam pagar por outros pecados?
As escolhas... as escolhas que fazemos ao longo da vida e cujas consequências calamos, ou devemos calar. A culpa que acumula culpa, o silêncio que levanta todas as dúvidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário