06 maio 2007

Breaking & Entering



A história é simples: arquitecto bem sucedido na vida, junto com uma mulher com uma filha problemática. A relação aparenta a perfeição mas entre um workaolic e uma depressiva que vive para a filha mentalmente desequilibrada, não sobra tempo para o romance. Então há que procurar o 'amor' noutro local. Onde? Na mãe do delinquente emigrante bósnio que nos parte os vidros do escritório, para que o tio nos possa assaltar. Afinal, uma viúva emigrante, desamparada, que sobrevive, torna-se a bóia de salvação de quem já nem consegue sobreviver, porque desistiu de lutar.


Uma história comovente de 2 indivíduos que a circunstância aproxima, mostrando até onde uma mãe pode ir para salvar um filho, e até onde um homem sozinho consegue derivar.


Uma lição: há coisas que é preciso quebrar para se poder entrar - não apenas os vidros para assaltar um escritório; mas um coração destroçado por anos de martírio porque preso ao passado; e também vidas desfeitas pelo comodismo, pela falta de diálogo... pelo silêncio. Às vezes, é preciso magoar profundamente, para acordar para a vida.


Juliette Binoche igual a ela própria: discreta, sublime, verdadeira. Robin Wright Penn, desequilibrada e sofrida.
Anthony Minghella repete um Jude Law (Cold Mountain, Talented Mr. Ripley) que começa a convencer e uma Juliette Binoche (Paciente Inglês) que se apaga (cansaço? idade?).

Sem comentários: