21 maio 2007

Blood Diamond



Quando a guerra civil abrasa a Serra Leoa, os civis são escravizados, mutilados, assassinados... quer pelo governo, quer pelos rebeldes. Numa luta sem humanidade ou razão, apenas o interesse dos senhores da guerra e dos diamantes prevalece. E neste mundo anárquico em que o preço de uma vida é demasiado insignificante face ao preço da jóia, os valores humanos são um luxo que ninguém pode ter. Não existem filhos nem pais, existem armas, guerra e morte!


Uma história comovente de um pescador feito escravo e separado da família. De um contrabandista sem rumo ou futuro. De uma jornalista cuja existência se justifica no seio das crises. E no fim todos encontram o seu caminho, sem dramatismos, sem surpresas... mas com muito significado! Uma palavra ainda para o bom filho que se torna num soldado terrível para sobreviver e cuja deriva comove e revolta - apenas um dos muitos menino-soldado.



Brilhantes interpretações de Djimon Hounsou, no papel de um homem que não desiste do que é... até o recuperar (mereceu cada prémio de melhor actor secundário que ganhou); e de Leonardo DiCaprio, longe do menino bonito que a mim nunca me convenceu. DiCaprio constrói aqui uma personagem consistente e convincente de um ex-mercenário contrabandista - um homem branco em África - , que chega a perder os valores que nunca teve, mas num acesso de dignidade se redime and make it worthwhile. Merecia o Óscar.



Um filme que vale a pena ver... com muitas AK's e paisagens africanas de perder a respiração... mas acima de tudo com muito!

Sem comentários: