18 janeiro 2014

A Royal Affair (2012)

Em pleno século XIX, a Dinamarca vive em plena Idade Média, dominada por escravatura, repressão e uma corte de fanáticos liderada por um rei louco que teima em não crescer. Prometida ao Rei Christian VII da Dinamarca, a princesa britânica Caroline Mathilda muda-se para a Escandinávia onde a sua infelicidade começa quando grande parte dos seus livros com ideias iluministas lhe são retirados. Acresce o comportamento infantil, errático e pouco respeitador do rei. Caroline sente-se numa prisão até que, numa viagem pela Europa, Christian conhece Johann Friedrich Struensee, um médico de ideias iluministas que se torna seu companheiro de aventuras. Mas Struensee tem um plano: "actualizar" a Dinamarca e rapidamente usa a sua influência junto do rei para implementar medidas que, por instantes, tornam a Dinamarca progressista e desenvolvida. Até que... se apaixona por Caroline e os opositores ao progresso o condenam à morte e afasta de Christian.



Não escondo a minha preferência por filmes europeus, se forem históricos então tenho garantidas duas horas de puro fascínio. A Royal Affair reúne estas duas características e, ainda, Mads Mikkelsen no papel de Struensee. Mikkelsen é provavelmente um dos meus actores proferidos actualmente, pela densidade, pela poker face, pela crueldade. Neste filme, mostra igualmente emoção sendo a química com Alicia Vikander (Caroline) notória.

By the way, não se preocupem, a Dinamarca recuperou com o filho de Caroline, Frederik VI que devolveu à Dinamarca as leis progressistas de Struensee que incluíam a abolição: da tortura; do trabalho escravo (corvéia); da censura à imprensa; preferência de nobres para cargos públicos (boys); dos privilégios nobres; do financiamento público a áreas improdutivas; e também: a introdução de um imposto sobre os jogos de azar e de luxo para financiar enfermagem aos mais desfavorecidos; proibição do tráfico de escravos nas colónias dinamarquesas; criminalização e punição de suborno; reorganização das instituições judiciais para minimizar a corrupção; cessão de terras aos camponeses; re-organização e redução do exército; reformas universitárias; e reforma das instituições médicas públicas.


Fonte: o filme e http://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Friedrich_Struensee

Sem comentários: