09 março 2013

CloClo [Claude François] (2011)

Cloclo filme biográfico de Claude François, cantor e empresário musical francês tragicamente desaparecido a 11 de março de 1978, aos 39 anos.

Claude François, já por aqui o disse, foi uma referência musical da minha infância devido a uma K7 lilás comprada pela minha mãe no supermercado. O último trabalho em vida do cantor marcado pelo disco sound e cujos tubes foram Alexandri, Alexandra; Magnolia Forever e Et je T'aime tellement.



O filme mostra um cantor de multidões, versátil e inovador, que tinha por objectivos: ser bom no que fazia e ser amado. Sentiu-se mal amado e cantou-o (le mal aimé), sentiu-se aborrecido e transformou isso no maior sucesso internacional (Comme D'habitude) não propriamente em francês, mas graças à adaptação de Frank Sinatra (My Way). 

Foram essencialmente o amor e as mulheres que o inspiraram, como mostram: Rubis, L'amour vient l'amour va, , mas acima de tudo foram as relações humanas, o romantismo e a fusão de sons que o tornaram um cantor de multidões, um cantor para pobres... mas também um homem só e infeliz.

Felizmente, o cinema desfaz o mistério em torno da sua morte. Por momentos, pensei que a solidão e o comportamento impulsivo o conduziriam ao vício do álcool ou das drogas, mas o seu perfeccionismo com a aparência refrearam o "caminho mais fácil". Claude François acabaria por morrer num trágico acidente ao tentar arranjar uma lâmpada quando terminava um duche.



 Um filme realizado por  Florent Emilio Siri e protagonizado por Jérémie Renier, devidamente assessorados por Claude François Jr. e por Marc François, filhos do cantor e actuais gestores da sua herança. É evidente pelo filme que o filhos eram demasiados jovens para se lembrarem do pai, particularmente da sua obsessão com a carreira, com os detalhes e com as mulheres, e pouco abonou o corte de relações da irmã do cantor, Josette François, uma das suas relações mais estáveis e constantes ao longo da vida. Os desentendimentos não são com certeza alheios à representação de Josette e de Chouffa (mãe) como autênticas "sanguessugas" de dinheiro. Especialmente, a mãe do cantor, viciada em poker estaria na origem de graves problemas financeiros do cantor e até por um atentado a tiro de que foi vítima.

Sem comentários: