08 agosto 2012

The Best Exotic Marigold Hotel (2011)

Talvez o filme que mais bem disposta me deixou nos últimos tempos. Não só porque a minha escolha tem recaído em filmes dramáticos (In the Land of Blood and Honey) ou de efeitos especiais (The Wrath of the Titans II), mas também pela falta de originalidade que grassa na 7ª arte.


The Best Exotic Marigold Hotel conta uma história sobre envelhecimento e sobre o começar de novo, num país desconhecido: a Índia. Realizado por John Madden, com brilhantes interpretações de Judi Dench, Maggie Smith e Dev Patel.

O filme conta a história de um grupo de reformados: o casal Ainslie, na falência devido à ajuda prestada à filha, enquanto Jean mantém uma atitude negativa e cria mau ambiente social, Douglas descobre uma nova vida num novo país explorando a novidade; Norman um solitário em busca de uma última aventura amorosa, de uma última subida à montanha; Graham um juiz homossexual preso a um amor de adolescência vivido na Índia e que procura reencontrar; Muriel housekeeper compulsivamente reformada e que parte para a Índia para ser operada ao fémur e que apesar das múltiplas resistências iniciais acaba por ser a heroína que salva o hotel; Madge uma viúva alegre que procura um último marido e Evelyn viúva em busca de um recomeço de vida visto sentir-se completamente enganada com a vida levada por um marido que descobre não ter conhecido.

Todos embarcam para a Índia para se alojarem no Best Exotic Marigold Hotel sob a promessa de serem tratados como autênticos marajas. À chegada percebem que o hotel não é nenhum palácio e Sonny, o seu anfitrião, não passa de um jovem sonhador lunático.

Um filme que retrata o envelhecimento e as formas de o encarar. Uma oportunidade ou uma condenação... para os protagonistas - para alguns - uma nova vida, no desconhecido, naquele lugar onde não se carrega bagagem.

Um filme humano, pintado nas cores de Jaipur, com paisagens magníficas e gente simples. Gentes que acreditam que no fim tudo fica bem; se não está bem é porque ainda não é o fim.


Sem comentários: