11 março 2012

Jodaeiye Nader az Simin (a separation)

Filme iraniano realizado por Asghar Farhadi e vencedor da categoria de melhor filme estrangeiro (óscares 2012). Com brilhantes interpretações de Leila Hatami, Sareh Bayat e Peyman Maadi. Um justo vencedor diria, mas não tenho termos de comparação pois não vi mais nenhum dos nomeados.


A separation conta a história de uma família iraniana. A mulher Simin quer sair do Irão, emigrar para proporcionar uma melhor educação à filha. Mas o marido Nader tem um pai acamado de quem tem de cuidar e que não quer abandonar. Decidem então divorciar-se, mas Simin não consegue deixar a filha para trás e vai apenas viver com a mãe.

É então que Nader contrata uma empregada para o ajudar com o pai doente, mas a cultura iraniana é muito diferente da ocidental e compreendemos os contrangimentos sofridos por Razieh, muçulmana devota e temerosa do marido. Entre mal entendidos, Razieh perde o filho, é acusada de roubo e Nader acusado do assassino do bebé.

Um drama que não pode ser visto de ânimo leve face ao desconcerto das tradições, dos preceitos e da desigualdade de géneros que se vive no Médio Oriente. Revolta, especialmente porque verificamos que afinal todos somos seres humanos que simplesmente não dizem as palavras certas no momento certo. As palavras salvam situações na mesma medida que provocam problemas. A dificuldade está em saber que palavra para que momento.

Sem comentários: