13 dezembro 2011

Les Schtroumpfs


Que me desculpem (ou não, tanto me faz!) americanos, brasileiros e afins, mas para mim são e serão sempre Les Schtroumpfs.

Raja Gosnell tentou colocar os seres azuis no mundo contemporâneo, a fugir de Gargamel (brilhantemente interpretado por Hank Azaria) e de Azrael em plena Nova Iorque ajudados por Neil Patrick Harris e Jayma Mays.

Tenho quase a certeza que o belga Peyo não tinha nada disto em mente quando criou os Schtroumpfs, seres imaginários, generosos, habitantes de Le Pays Maudit, com uma vida pacata, que vivem o dia a dia, numa economia comunitária, lidando com os defeitos de cada um... seres simples, com vidas simples, cuja única preocupação é fugir do tenebroso Gargamel e do seu gato diabólico que lhes quer roubar a "simplicidade" e a alegria de viver.



Com uma linguagem própria - o smurfês - os pequenos seres azuis encarnam traços próprios do ser humano (preguiça, intelectual, rezingão...) que são exorbitados numa subtil crítica social. Ora o filme mostra apenas um grupo de pequenos seres em luta pela sobrevivência fora do seu habitat natural. O que tem a vantagem de distanciar a "utopia peyana" das críticas comunistas e sectárias dos anos 80, contudo, esvazia a representação socio-cultural própria da banda desenhada educativa belga.

O único mais do filme: o desenho da bonecada ficou muito giro!

Sem comentários: