27 agosto 2011

Tormented Self-Portrait (Susie at Arles), por Ashley Bickerton

Auto-retrato atormentado de 1987-88, de Ashley Bickerton, pintura/escultura sobre lona em polímero sintético, bronze em pó e laca sobre madeira, alumínio anodizado, borracha, plástico, fórmica, couro e aço cromado




Em exposição no MoMA de Nova Iorque, este auto-retrato não tem a forma de um rosto, ou sequer perfil humano. É um aglomerado de marcas, logótipos e ícones comerciais e pessoais, que representam a forma como a identidade é experimentada na actualidade. Quando questionado sobre o que é a identidade contemporânea, Bickerton responde que é um conjunto de escolhas, de marcas que ostentamos na nossa apresentação ao outro.


Esteticamente desagrada-me, mas constitui um murro no estômago. Afinal, já ninguém nos pergunta o que somos, a grande questão actual é: se fosse uma marca qual seria? "descreva-me o seu quotidiano em marcas..."


Não gosto! Abomino!

1 comentário:

ex-instantes (suspensos) disse...

ok. já agora devo dizer-te que descobri o teu blog na tentativa de saber se um velho poema que eu há muitos anos tinha copiado do livro (na altura em que sós havia livros em papel) já andava aqui pelo ciber-espaço. e de facto, surpreendido, encontrei-o: "quando o vento dobrou todo o salgueiro"!