quem nada tem nada pode perder, mas quem arrisca pode ganhar tudo... 'sem a loucura que é o homem mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?' [Fernando Pessoa, D. Sebastião]
02 fevereiro 2009
Nim's Island [2008]
Nim é órfã de mãe e a história começa por nos explicar que a mesma desapareceu no mar engolida por uma baleia azul que estudava. Agora vive numa ilha paradisíaca com animais muito amigáveis, o pai adora-a, vivem longe dos problemas do mundo e, além do barco que os abastece ocasionalmente, apenas um computador os liga ao exterior. Nesta mini-sociedade são felizes.
Nim adora ler e tem em Alex Rover, o maior aventureiro do planeta, um modelo heróico que a faz sonhar. Um dia o pai sai para o mar em busca de um protozoário e é apanhado por uma terrível tempestade. Nim fica sozinha na ilha e subitamente Alex Rover manda-lhe um mail.
Apesar de toda a sua coragem Nim é apenas uma criança e há limites para o que consegue fazer. Pode escalar vulcões e cozinhar, mas quando corsários (cruzeiro de turistas) invadem a ilha vai precisar da ajuda do seu herói. Só que o Alex Rover com quem ela fala não é quem ela imagina. É Alexandra Rover, a escritora agorafóbica que criou a personagem. Uma pessoa que apesar de viver na cidade, não se ntegra no mundo nem é feliz, temendo até o ar que respira. Contudo e para salvar Nim ou quem sabe na busca da felicidade perdida, Alexandra sai para o mundo e enfrenta várias adversidades para chegar à ilha. É então que Nim e Alexandra se tornam inseparáveis.
Uma história de fantasia enternecedora: a sobrevivência de uma criança, a necessidade de nos superarmos altruisticamente. A recompensa: uma criança feliz, um amor, a satisfação de sermos capaz.
Ainda uma lição: podemos ser felizes com menos, no entanto, não nos podemos desligar completamente da civilização contemporânea.
Realização: Jennifer Flackett, Mark Levin Argumento: Jennifer Flackett, Mark Levin, Joseph Kwong, Paula Mazur (baseados no livro de Wendy Orr) Intérpretes: Abigail Breslin, Jodie Foster, Gerard Butler
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário