23 dezembro 2008

whale rider (2002)



Baseado no romance de Witi Ihimaera, Whale Rider conta a história de Paikea, uma jovem Maori (tribo neozelandesa). As gentes dos Whangara anseiam por um líder que lhes devolva a idade de ouro perdida nos vícios da modernidade. Mas os jovens estão mais interessados em nada fazer e abandonarem-se aos vícios do alcool e da droga.

Koro, o avô de Paikea, decide revitalizar os «ancient ways» ensinando aos jovens as tradições do povo, na esperança de encontrar o líder desejado. Contudo, Koro deseja que esse líder seja um homem e menospreza a neta, cujo feitio impulsivo, determinado e inteligente, não chega para o convencer que o passado poderá ter futuro na voz de uma mulher.

Paikea adora o avô e chega a compreender a discriminação e rejeição do mesmo, no entanto, aprende também na voz da natureza que terá de o enfrentar para poder cumprir o seu destino.

Realizado por Niki Caro, protagonizado pelos (quase) desconhecidos: premiada e nomeada Keisha Castle-Hughes (a Queen Naboo do 3º episódio do Star Wars), Rawiri Paratene, Vicky Haughton, Cliff Curtis, Grant Roa.

um filme enternecedor que nos mostra a importância: da manutenção das tradições de forma não dogmática, da necessidade de tenacidade quando buscamos o nosso destino, da determinação como lição de vida e felicidade.

Nota mais para o ensinamento da Haka e explicação das expressões visuais dos guerreiros. Um hino à tradição, reinventada pela modernidade. E mais: a demonstração que filmes não americanos têm grande qualidade! Viva a cultura dos povos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal não fui o único a gostar deste filme! :)
Afinal não sou o único a conhecer este filme!