13 novembro 2007

Elizabeth: The Golden Age


Na sequência de Elizabeth (1998), Shekhar Kapur explora a biografia da Rainha Virgem (1533-1603) que ascendeu ao trono inglês no meio da polémica da bastardia, lutas entre cristãos e protestantes, descoberta das Américas.

A meio do seu reinado, a rainha enfrenta o poder da religião e a traição. O rei de Espanha está determinado a desafiar o seu poder com o objectivo de restabelecer o catolicismo em Inglaterra e Elizabeth prepara-se para a guerra. Mas ao mesmo tempo tem de equilibrar os seus deveres reais com uma suposta paixão proibida por sir Walter Raleigh (Clive Owen) (pirata aventureiro que tenta colonizar a América e que na trama acaba por desempenhar o papel que na História terá tido Francis Drake?). A solidão e o medo acabam por levar a Rainha ao desespero, especialmente quando percebe que ninguém é capaz de a amar por ela mesma, apenas pelo interesse de ser quem é.




Com a avassaladora Cate Blanchett, no papel de uma rainha amarga, possuída pela dor da solidão e pela abnegação a favor de um povo, de um ideal, de um destino. Assustada pelo peso da ameaça da maior potência do século XVI e pelo medo de poder estar errada quando todos dependem dela.

Jordi Molla inquietante no papel do fervoroso, dogmático e alucinado Rei Filipe II (I de Portugal). A caricatura poderá ser exagerada, mas apetece a qualquer português achincalhar ainda mais o «tontinho». Geoffrey Rush, muito discreto, demasiado discreto se estivermos acostumados às brilhantes interpretações de Quills, Shine e mesmo Piratas das Caraíbas. Clive Owen deslumbrante, mas completamente aturdido pela «luz» de Cate Blanchette. Em Inglaterra reinou uma rainha, serva de nenhum homem, e neste filme, houve uma protagonista que não deixou brilhar mais nenhuma estrela.


A fotografia, banda sonora, realização estão excelentes, no entanto, a sequela peca pela exploração fácil dos so callled amores proibidos, quando a trama histórica é, na minha opinião, bem mais interessante que o «clima de alcofa».

Sem comentários: