28 outubro 2007

The Kingdom

Um filme bastante educativo sobre as «relações petrolíferas» dos EUA e a Arábia Saudita (o Reino). E quando é necessário manter as 'boas relações diplomáticas' as aparências são fundamentais e nada consentâneas com ataques terroristas, assassinatos e incompetências policiais dos sauditas. Porque afinal, os americanos são 'grandes' investigadores: «os melhores» como dito no filme, e isso é uma característica inata, digna do «povo escolhido». Mas o «povo escolhido» a Ocidente é infiel no Médio Oriente e por isso é necessário matá-lo.
A eterna luta camuflada atrás da religião: por Alá, por Deus; e o abuso de uso da imagem das crianças como o elo de ligação entre povos culturalmente tão distintos.

«como se combate um inimigo que não tem medo da morte? a resposta reside para o realizador Peter Berg em: «mostra-se-lhe uma criança». E como se consola alguém que acabou de perder um ente querido: «sussura-se: vamos matá-los todos». A inocência e a vingança a uma distância tão confusa.

Brilhantes interpretações de Jamie Foxx (ai! que este homem tira-me do sério); Cris Cooper e Jennifer Gardner (apesar de demasiado piegas, no entanto, é o seu feeling feminino que resolve o puzzle).

Nota negativa para a ridicularização tanto da família real como da diplomacia americana. Nota positiva para o evidenciar de que nem todos são iguais e não deveremos julgar um homem pela sua família e pelas atrocidades que alguns membros do seu povo cometem.

Sem comentários: