30 abril 2011

ADELE

A cantora e compositora britânica ADELE regressou no início de 2011 com um novo álbum 21. Rotulada como cantora pop, R&B, countrysoul e countrypolitan (seja isto o que for... a minha ignorância musical cresce a cada dia que passa).

Para mim 21 soa a soul, gospel, jazz e algum country, mas isso pouco importa. O que conta para mim é ouvir o álbum do princípio ao fim sem me cansar, sem desligar, e colocá-lo no repeat. Dona de uma voz funda, pungente, ADELE faz-me sair do silêncio para ouvir música.


O primeiro single é ‘’Rolling in the Deep’’ co-escrita por ADELE e Epworth foi descrito como “dark bluesy gospel disco tune”




‘’Rumour Has It’’ “bluesy/soul anthem”
‘’Turning Tables’’ balada ao piano
‘’Don’t You Remember’’ balada country
"Set Fire to the Rain’’ com influência pop
‘’He Won’t Go’’ R&B
‘’Take It All’’ gospel acompanhada com coro e piano
‘’I’ll Be Waiting’’ up-beat style
‘’One and Only’’ tema soul onde a voz de ADELE se assume como o mais importante.
‘’Lovesong’’ cover de The Cure
E, finalmente, o segundo single ‘’Someone Like You’’, balada ao piano que me lembra o tema homónimo de Van Morrison (mas que tem pouco a ver!).

O meu tema favorito é "One and Only", contudo a escolha é bem difícil.

24 abril 2011

Hereafter (2010)

Filme "polémico" do multi-premiado actor-realizador Clint Eastwood, com os desempenhos de Matt Damon, Cecile de France e dos gémeos George e Frankie McLaren.









Três histórias que se cruzam: a de Marie, uma pivot da televisão francesa de sucesso que sobrevive ao tsunami asiático; a de George, um americano com o dom de estabelecer ligações psíquicas com os mortos; e Marcus, uma criança britânica cujo irmão gémeo morre subitamente deixando-o a braços com uma mãe toxicodependente.

Por entre os dramas das personagens: Marie perde o emprego, o amante e decide escrever um livro sobre a sua experiência de quase morte; George renuncia ao seu dom pois sente-o como uma maldição que o impede de viver; e Marcus que se sente só e abandonado dada a sua dependência do irmão; todo o filme converge para um encontro. Afinal, os problemas dos três podem ser resolvidos com um desfecho previsível.

O encontro acontece, em Londres, na feira do livro onde Marie lança a sua obra, Marcus reconhece George graças a um website e George conhece Marie por quem se sente de imediato atraído.

Uma história de esperança, de vidas perdidas, de procura de destino. Afinal todos caminhamos tentando evitar aquilo que um dia ansiamos encontrar.

08 abril 2011

Last Night


A história é simples. Um casal jovem com um casamento de 3 anos; as interrogações sobre se terão tomado a decisão certa em casar; a atracção por terceiros e o adultério, nas suas várias dimensões.

Michael e Joanna são um "casal perfeito" até que numa noite de celebração do escritório de Michael, Joanna conhece Laura, uma colega de trabalho de Michael e percebe que o marido e Laura estão mutuamente atraídos. Magoada com a possível infidelidade do marido Joanna discute com o mesmo e inicia um ciclo de dúvidas e interrogações sobre a opção do casamento. No dia seguinte, Michael viaja a trabalho com Laura e Joanna quebra a rotina do seu dia. É então que reencontra um antigo amor, Alex, com quem acaba por jantar, na companhia de outro casal. A cumplicidade entre os dois é evidente, contudo Joanna decide não trair fisicamente o marido, argumentando que seria incapaz de o olhar nos olhos se tal acontecesse.

Nos diálogos ficamos a saber que Michael e Joanna casaram logo que terminaram a faculdade depois de uma relação de namoro com "pega e larga". Durante um período de larga, Joanna - escritora e freelancer - decide procurar inspiração em Paris onde conhece Alex. O envolvimento entre os dois é intenso, mas no regresso a Nova York, Joanna reata a relação com Michael e os dois acabam por casar.

Enquanto Joanna resiste ao amor de Alex, Michael entrega-se a Laura num jogo de sedução e sexo. Contudo, o remorso fá-lo regressar mais cedo a casa onde encontra uma Joanna triste e compreensiva. Os problemas no casamento de ambos, parecem então resolvidos, permanecendo o segredo e o silêncio.


Realizado por Massy Tadjedin, com interpretações de Keira Knightley, Sam Worthington, Eva Mendes e  Guillaume Canet.
 


Um filme sobre seres humanos que nos mostra como é fácil cair em tentação e difícil resistir ao segredo. Um retrato da capacidade destruidora do conhecimento e da culpa, do remorso e da escolha. Mas que deixa uma interrogação, será o adultério do pensamento, do amor, que resiste ao sexo, mas não ao carinho, "menos adultério" que o adultério físico, do sexo, em que não existe entrega ao sentimento? Para Joanna foi igualmente destruidor, e a culpa aparentemente maior... e a lição: se queria ser perdoada teria de perdoar.