23 dezembro 2010

The Nativity (BBC1, 2010)



Tatiana Maslany como Maria e Andrew Buchan como José protagonizam a adaptação da BBC One (2010) sobre a história Bíblica da concepção e nascimento de Jesus.

Em 4 partes (120 minutos) são-nos apresentados: a convulsão política vivida em Jerusalém no reinado de Herodes; o princípio da relação entre Maria e José; a anunciação e restantes intervenções do Arcanjo Gabriel (sonho a José, aparição aos pastores); a viagem dos 3 magos; o dilema de José quando fica a saber da gravidez de Maria e a rejeição da população que põe em perigo Maria e que a obriga a fugir para Belém.

A história é enternecedora, simples e representada de forma despretensiosa. José surge como um homem que não compreende como é que a sua amada o pode ter traído com outro homem e custa-lhe acreditar na sua história da Anunciação. Mas quando se vê compelido a proteger Maria da multidão, cumpre a sua promessa de nunca a abandonar, intento que é reforçado pelo sonho onde Gabriel confirma as palavras de Maria.

Já em Belém, José enfrenta a rejeição da família e desespera até encontrar alguém que ajude ao parto de Jesus. Apenas uma cigana auxilia o jovem casal que findo o nascimento recebe a visita dos pastores e dos 3 magos.

Nasce o Messias!

São estas histórias que fazem o Natal, que lhe dão significado. Não são as compras, a comida, os enfeites... é o presépio, o pé nu de uma criança nascida num curral, embrulhado num trapo.

Charles Le Brun The Adoration of Shepherds

Sem comentários: