quem nada tem nada pode perder, mas quem arrisca pode ganhar tudo... 'sem a loucura que é o homem mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?' [Fernando Pessoa, D. Sebastião]
09 março 2010
Almost Alice - Tim Burton in Wonderland
Sonhador? Louco? Genial?
Tim Burton
Johnny Depp
Helena Bohnam Carter
Não faço a mínima ideia. A sabedoria popular diz que de génio e de louco todos temos um pouco. Mozart era sociopata e Fernando Pessoa esquizofrénico.
Consta que Tim Burton encerra em si todos os mistérios da loucura, anti-socialidade e eu acrescento: e da genialidade. Já era o meu realizador favorito. Aquele que me faz comprar DVD's e numa noite chuvosa me tira de casa para quebrar o jejum de «ida ao cinema» com mais de 2 anos.
Tim Burton consegue dar vida a Lewis Carrol, retirando-lhe o cenário sombrio de Londres e pintando-o das cores das maravilhas que o 3D reforça magistralmente. Não deixa nada ao acaso, inventa cenários onde tudo encaixa, onde a existência humana é apresentada como um simples artefacto imperfeito e diversificado, caso contrário: Off with their heads!
Os impossíveis tornam-se realidade, o abjecto beleza, o incomum a loucura que afinal torna as pessoas melhores. Vou dizer-vos um segredo: precisamos todos de enlouquecer, para nos tornarmos melhores!
Com as interpretações loucas de: Helen Bohnam Carter (Red Queen), Johnny Depp (Mad Hatter), Mia Wasikowska (Alice - a Sophie de in Treatment), Anne Hathaway (White Queen - ninguém é tão zen!).
um guarda roupa fabuloso, um inglês reinventado e claro: cenários e adereços deslumbrantes!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Espero anciosa pela estreia do filme!
Enviar um comentário