quem nada tem nada pode perder, mas quem arrisca pode ganhar tudo... 'sem a loucura que é o homem mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?' [Fernando Pessoa, D. Sebastião]
08 novembro 2008
El Laberinto del Fauno
“Espanha, 1944" Oficialmente, a Guerra Civil já terminou há cinco anos, mas um pequeno grupo de rebeldes continua a lutar, invencível, no norte montanhoso de Navarra. Ofélia, uma sonhadora com 10 anos, muda-se para Navarra com a sua mãe, grávida e frágil para conhecer pessoalmente o seu novo padrasto, Capitão Vidal, um oficial fascista com ordens para eliminar os rebeldes do território remoto. Fascinada por contos de fadas, Ofélia descobre um grandioso labirinto a desmoronar-se atrás do moinho onde se instalou o Capitão Vidal. No centro do labirinto ela conhece Pan, um velho brincalhão que diz saber a verdadeira identidade e o destino secreto de Ofélia. Ela é uma princesa, a filha desaparecida do Rei das Fadas. Pan oferece-lhe a oportunidade de voltar ao subterrâneo e governar o reino mágico do pai. Mas primeiro, ela deve executar três tarefas antes da lua cheia…
Ano: 2006
Realizaçãoe Argumento: Guillermo del Toro
Actores: Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú
O exemplo de como a imaginação, os medos e sonhos que a povoam nos levam a viver vidas que nos dão alento, ocupam o tempo, mas acima de tudo nos fazem felizes. Perante um mundo de sofrimento e contrariedade, Ofélia encontra o porto de abrigo e as missões da sua infância no sentido de prolongar a vida daqueles que ama e que vê extinguir-se a pouco e pouco. A negação de uma existência forçada e rodeada de ódio e incompreensão e que acaba necessariamente de acordo com a crueldade dos homens que almejam o poder, subjugar e torturar os outros. Mas a vida de Ofélia não pertence a este mundo, ela garantiu a sua perenidade na liberdade do seu mundo imaginário onde pode ser quem quer e onde pai e mãe se reencontram, afinal a visão da vida para além da morte, num mundo simplesmente perfeito.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário