17 julho 2007

Mercado Medieval de Óbidos 2007



A Terra e o Céu – O Homem e Deus
Religioso versus Supersticioso


Fé, milagres, bençãos, superstições, magia, feitiços, sortilégios, agoiros convivem no quotidiano da Idade Média. É o Mundo da Luz que se contrapõe ao Mundo das Trevas.
São santos e pessoas de virtude, mártires e ermitas que se confrontam com blasfemos, adivinhos, encantadores, magos aurispices, agoureiros e benzedeiros.
É tempo de charivaris, mas também de autos de fé, de penitências e indulgências, em paralelo com heresias e idolatria. Demologia e necromancia encontram repressão que envolve os alquimistas, astrólogos e bruxas. Amuletos valem tanto como as relíquias sagradas.
Homens e mulheres de todos os estratos sociais participam nas Festas dos Loucos e nos Sabats das Bruxas de igual modo do que em Teo Deos e outras celebrações religiosas.
É neste ambiente que decorre mais um Mercado Medieval em Óbidos, de 12 a 22 de Julho de 2007.

Um verdadeiro mergulho na História!

Esta é a apresentação para atrair turista! Desde logo soberba!
Mas nada iguala o que se entranha pelas ruas e vielas branqueadas, nas tascas rigorosamente concebidas, toscamente acabadas, nas ementas pormenorizadamente adaptadas. E o vento por entre as muralhas, e as ameias que tocam o céu... nada é acaso! Nem nós que percorremos as ruas, estas e não outras, que andamos nesta direcção, encontrando as almas suspensas nesta dimensão, encontradas na recriação! É tempo... somos medievais! We are dreaming on Middle Age (já dizia Umberto Eco)!






Sem comentários: