20 maio 2012

Intouchables (2011)

Não é necessário ser um filme aclamado pela crítica ou vencedor de vários prémios internacionais (César, David, Tokyo, Étoile D'Or) para chamar a minha atenção. Neste momento, basta ser francês e merecer a promoção em Portugal (ou ser-me recomendado por um conhecido). Intouchables foi dos filmes europeus mais promovidos em Portugal no lançamento, mas talvez por isso, só agora me apeteceu verdadeiramente vê-lo em versão original primeiro, e depois com legendas (devido à gíria). Bastou a descontração de Omar Sy para me cativar (e à crítica internacional), contudo o filme é muito mais do que as interpretações dos seus protagonistas.
Intouchables mostra como os preconceitos e os estereótipos nos tornam cegos e como as amizades podem ser verdadeiramente improváveis. Mostra-nos igualmente o mal que nos faz percebemos que os outros sentem por nós pena e compaixão, deixando de nos respeitar.
Lição de vida, mas acima tudo ensinamento sobre a forma como nos relacionamos uns com os outros, especialmente na diferença.