27 novembro 2012

Scandal (2012)

Ela está de volta! Calma, estou a falar de Shonda Rhymes, alguém que em Portugal pouca gente conhece, porque não se dá cara a quem anda nos bastidores. Pois é, esta senhora é só a Criadora de Grey's Anatomy. Para os mais distraídos, uma das minhas séries favoritas ao fim de um dia de trabalho em que tudo o que me apetece é afundar-me no sofá e deixar de pensar na minha vida e bisbilhotar os dramas dos outros, daqueles a quem tudo pode acontecer, por trás do meu televisor.

Pois é, ao fim de 9 temporadas (não ainda não me fartei dos dramas de Seatle Grace) mas eis que surgem novos dramas, novos protagonistas e mais problemas para resolver. Desta vez não estão no cérebro, nem nos intestinos, nem têm a forma de carcinoma, acidente de carro ou de avião, mas de escândalos, daqueles que geram crises e que precisam de PR - Relações Públicas... pois é. A Shonda resolveu promover a imagem já de si pouco abonatória das relações públicas e mostrá-las como a profissão que resolve crises antes mesmo delas serem crises... se alguém tem dúvidas do poder de Olivia Pope, faça o favor de ver a série. Eu continuo a amar a criadora e as suas ideias... preferia que tivesse escolhido outra profissão para denegrir. Pelo menos ficou com os Estados Unidos e a sua alergia a relações extra-conjugais dos Presidentes e candidatos... como se fosse isso que realmente afectasse o desempenho dos ditos...


07 novembro 2012

Paula Fernandes

Em adolescente amava música sertaneja e MPB. A sertaneja entrava pela ecrã com o alto patrocínio das telenovelas da Globo e rapidamente se tornava banda sonora de amores inventados, nunca vividos, mas logo assumidos como tragédia greco-romana desaguada em praias brasileiras. 

Eis contudo que bem recentemente conheço Paula Fernandes - não por causa dos tops que mais tarde vim a descobrir estão cheios de Paula Fernandes - mas por causa de uma amiga de adolescência que me apresentou um tema que me viciou: Não Precisa.

A partir daí começou a senda da descoberta:


De Pássaro de Fogo (2009) destaco o tema que dá nome ao CD: Pássaro de Fogo, um auto-retato de mulher de luta, de "Minha alma viajante, coração independente", que recusa andar em Contramão, porque "Foi você quem errou o caminho, E andou na minha contramão, Eu só queria um vento norte, Pra te guiar na direção do meu coração".


A música sertaneja lembra-nos que "Que sem amor, sem ilusão, A minha vida é em vão, Isso é morrer" mas ao mesmo tempo que "Tá complicado esquecer teu sorriso, O sentimento, a paixão que ficou, Serão pra sempre os mesmos encantos" e ao mesmo tempo dá-nos força para bater com a porta e assertivamente resolver que "no momento eu desejo outro amor" (Cuidar mais de mim). De preferência um amor que nos faça ser tudo: Sou teu ego, tua alma / Sou teu céu, o teu inferno, a tua calma / Eu sou teu tudo, sou teu nada / Sou apenas a tua amada / Eu sou teu mundo, sou teu poder / Sou tua vida, sou meu eu em você (Meu eu em você). Porque Eu sem Você "Tô feito mato, desejando a chuva / Madrugada fria, esperando o sol" e torno-me Céu Vermelho, "peço o teu perdão, o teu colinho / pra que a gente possa então recomeçar".



Mas é do CD Meus Encantos (2012) aprece a minha favorita Além da Vida:   


Um sentimento vai
Além da vida pra dizer
Que nunca é tarde pra tentar
Um grande amor então viver

Já fui ferido
Também chorei, posso entender
Mas esse amor além da vida
Vamos viver
Eu já fui teu sol, fui teu luar
Dei tudo de mim pra te convencer
De que eu sou o amor e parte de mim
Pertence a você
Mil vidas de amor pra continuar
Tentar ser feliz sem fazer sofrer
De volta ao que eu sou, eu renasci
Pra te merecer